Banner PagSeguro

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Revista encontra 19 facas e facões em presídios do Complexo do Curado

Na quinta-feira (21), dois presos ficaram feridos após briga com facões.
Materiais foram retirados do PJALLB e do Pamfa.


Revista no Pjallb, no Complexo do Curado, encontrou seis facões  (Foto: Divulgação/Seres)

Revistas realizadas em dois presídios do Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife, resultaram na apreensão de facas e facões. As vistorias foram realizadas no domingo (24), mas o resultado foi divulgado apenas nesta segunda-feira (25) pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Na quinta-feira (21), dois presos haviam ficado feridos após manusear facões no complexo.
No Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (Pjallb), foram encontrados seis facões industriais e um artesanal, além de quatro facas industriais, três artesanais e duas foices. Foram encontrados também 1,5 kg de maconha, 13 litros de cachaça e 750 ml de uísque entre os artigos revistados. Oito celulares, baterias e pen drives foram achados.
No Pamfa, também no Curado, foram encontrados celulares e fações (Foto: Divulgação/Seres)

 No Presídio Aspirante Marcelo Francisco Araújo (Pamfa), também no Complexo do Curado, foram encontradas quatro facas e um facão, além de quatro chuços - que são lanças -, e 750 ml de uísque. Seis barras de ferro e um barrote também foram confiscados.
No dia 19 deste mês, uma revista apreendeu um revólver calibre 38 e 18 munições no Frei Damião de Bozzano. Segundo a Seres, essa foi a sexta arma de fogo encontrada em presídios somente em 2016.
O novo secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, assumiu a pasta na manhã desta segunda-feira (25). Ele assumiu o cargo para substituir Éden Vespaziano, que pediu para deixar o cargo na quarta-feira (20).
Problemas nos presídios
O sistema prisional do estado vem enfrentando diversos problemas, com rebeliões, armas apreendidas e fugas em massa. Na terça (19), foi apreendida a sexta arma de fogo em presídios de Pernambuco em 2016. Em março, dois presos foram baleados dentro do Complexo do Curado e janeiro. Também neste ano, foram registradas duas fugas em massa.

Na época, o Sindicato dos Agentes Penitenciários denunciou que os secretários de Ressocialização de Pernambuco, Edén Vespaziano, e de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, foram aletados sobre a possibilidade de fuga na Barreto Campelo.A fuga em massa na Barreto Campelo, no dia 20 de janeiro, em que 53 pessoas fugiram por um buraco no muro, desencandeou, três dias depois, em outra fuga: desta vez, o muro do presídio Frei Damião de Bozanno, no Complexo Prisional do Curado, no Grande Recife, foi destruído com explosivos. Nesta ocasião, 40 homens conseguiram escapar.
Um decreto publicado no Diário Oficial no dia 7 deste mês autorizou a desapropriação para aumentar a área de segurança em volta do Complexo Prisional do Curado. O decreto autoriza a retirada de 55 casas no entorno do presídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário