Banner PagSeguro

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Vereadores de Itaipulândia presos em ação voltam ao cargo nesta segunda

Oito dos nove parlamentares são investigados por uso indevido de diárias.
Todos foram soltos na quarta-feira (20) por força de uma liminar da Justiça.


Câmara de Vereadores de Itaipulândia (Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Itaipulândia)

Os oito vereadores de Itaipulândia, no oeste do Paraná, presos no dia 12 em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e do Ministério Público Estadual (MP-PR)retomaram os cargos na manhã desta segunda-feira (25). A primeira sessão após deixarem a prisão também será realizada nesta segunda a partir das 19h. Na pauta está prevista apenas a leitura de alguns projetos de lei para o encaminhamento às comissões.
Dos nove parlamentares, apenas um não foi preso na ação que investiga supostas irregularidades no uso de diárias de viagens. Com as prisões temporárias decretadas, Roberto Piano (PT) passou a presidir a Mesa Diretora da Casa e convocou os suplentes, que assumiram no dia 15.
Na quarta (20), por meio de uma liminar, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou o retorno dos vereadores presos ao cargo. Todos estavam presos em Foz do Iguaçu e foram soltos na sexta (22). A justificativa é que a Câmara não teria condições de pagar os salários dos suplentes e também dos vereadores afastados, que mesmo presos continuariam recebendo.
Estima-se que nos dois municípios, o prejuízo passe de R$ 1,3 milhão com o uso indevido das diárias de viagem, muitas delas para cursos que não existiam, aponta o Ministério Público.O Gaeco informou que concluiu a investigação iniciada em julho de 2015 e nesta semana deve apresentar a denúncia à Justiça. Na ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão também em Santa Terezinha de Itaipu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário