Banner PagSeguro

quinta-feira, 17 de março de 2016

Dois são presos em operação contra o contrabando de cigarro no RS

Operação Humo del Diablo faz referência à qualidade do cigarro clandestino.
Duas pessoas foram presas em flagrante com armas e dinheiro no Chuí




Material apreendido durante a ação da PF (Foto: PF/Divulgação)

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) uma operação da Polícia Federal contra a importação clandestina de cigarros paraguaios. Duas pessoas que tinham mandados de prisão temporária foram presas em flagrante pela posse de armas de fogo, mais de R$ 100 mil em dinheiro,além de cigarros clandestinos.
São cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporárias nas cidades de Chuí, no Sul do Rio Grande do Sul, e Foz do Iguaçu, no Paraná. Foram apreendidos carros, uma lancha e também remédios importados do Paraguai sem liberação da Avisa para que fossem comercializados no Brasil.
De acordo com o delegado responsável pela ação, David Peixoto Ferreira, o cigarro era importado clandestinamente e era transportado até em veículos roubados. A carga então era distribuída nas cidades de Santa Vitória do Palmar e Chuí, ambas no Sul do território gaúcho, mas também era vendida em território uruguaio.
Arma apreendida durante a ação no Chuí (Foto: PF/Divulgação)

“A Polícia Federal de Foz do Iguaçu nos deu o apoio fazendo a prisão das pessoas que enviavam essas cargas. A investigação começou em em outubro do ano passado quando foi apreendida uma Saveiro roubada com uma carga de cigarros contrabandeados, e a gente conseguiu chegar aos compradores aqui no Chuí”, afirmou o delegado.
Além das duas prisões, outros quatro investigados foram conduzidos coercitivamente pela Polícia Federal para prestarem esclarecimentos na delegacia da PF no Chuí. A polícia encontrou durante as buscas quatro armas de fogo, centenas de pacotes de cigarro contrabandeado.
Os envolvidos, conforme a polícia, vão responder pelos crimes de associação criminosa e contrabando.
Operação Humo del Diablo
O nome da operação, que pode ser traduzida como, fumaça do diabo, faz alusão à péssima qualidade dos cigarros produzidos sem controle de qualidade brasileiro. Uma pesquisa conduzida pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná mostrou que esses cigarros contem pedaços de insetos triturados em meio ao processamento do fumo, além de fungos e bactérias.

Operação apreende cigarros no Rio Grande do Sul (Foto: PRF/Divulgação)


Nenhum comentário:

Postar um comentário