Banner PagSeguro

terça-feira, 8 de março de 2016

Falta de banho de sol motiva princípio de rebelião na Funase de Garanhuns

Socioeducandos tentaram danificar os tijolos para fugir da unidade, diz PM.
Foi a 2ª tentativa de fuga de internos na região em menos de 48 horas.



Funase de Garanhuns (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

Um princípio de rebelião foi registrado na madrugada desta terça-feira (8) na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, os socioeducandos afirmaram que o motivo do tumulto é a não regularidade do banho de sol e a falta de assistência médica por parte da gestão da unidade. Ainda segundo a PM, os internos tentaram danificar os tijolos para fugir da unidade. Esta foi a segunda tentativa de fuga de internos das unidades socioeducativas na região em menos de 48 horas.

A assessoria da Funase informou ao  que o tumulto "não chegou a virar motim, não havendo danos ao patrimônio, nem aos socioeducandos, que promoveram o ato para reivindicar regularidade no banho de sol e nos atendimentos médicos. Para normalizar os serviços, o Governo de Pernambuco autorizou a contratação imediata de 110 novos agentes socioeducativos, dos quais 50% já começam a assumir os postos de trabalho até o fim da semana".


De acordo com a PM, não houve danos materiais. "Vale salientar que não houve conflitos físicos nem queima de materiais. A situação foi resolvida por meio de negociação", informou  o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar de Garanhuns, tenente-coronel Ely Jobson.



Em Caruaru
Corpo de Bombeiros e equipes da PM estiveram no local para conter a ação dos socioeducandos (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Uma rebelião com queima de colchões foi registrada no fim da noite do domingo (6) na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru. De acordo com a Polícia Militar, os socioeducandos foram contidos e ninguém ficou ferido. A assessoria de imprensa da Funase informou  que "o motivo foi uma tentativa de fuga em massa. O episódio foi rapidamente controlado, sendo constatada a não existência de vítimas, fugas ou danos materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário