Banner PagSeguro

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Hospital em Maceió recebe de volta cerca de 3 toneladas de lixo irregular


Lixo hospitalar misturado a lixo comum foi descartado no aterro sanitário.
Hospital diz que adota critérios adequados para descarte de material.


Material hospitalar foi descartado no aterro sanitário de Maceió (Foto: Divulgação/ Slum)

Uma fiscalização de rotina realizada pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) flagrou, nesta sexta-feira (6), cerca de três toneladas de lixo comum misturado a lixo hospitalar no aterro sanitário de Maceió, localizado no Benedito Bentes.
O órgão atribuiu a origem do material ao Hospital do Coração, no bairro da Gruta de Lourdes, e levou o lixo de volta à unidade de saúde. A Slum e a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) realizaram uma vistoria no hospital e identificaram irregularidades na triagem interna do lixo, onde o material comum se misturava ao hospitalar.
Hospital do coração recebeu lixo descartado irregularmente (Foto: Luís Vitor Melo/ G1)
Em nota encaminhada à reportagem, representantes do Hospital do Coração de Alagoas informaram que a unidade de saúde adota critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para separação e destinação do lixo hospitalar, e que diante do ocorrido vão intensificar junto aos colaboradores a separação do lixo para evitar futuros problemas. (Veja abaixo a nota na íntegra)

A reportagem não localizou nenhum representante da empresa coletora.

De acordo com a Slum, a unidade de saúde foi autuada pela irregularidade ambiental, além da empresa Conserg, que teria realizado o transporte do lixo até o aterro. O valor das multas ainda não foi definido.

“Averiguamos as dependências do hospital e vimos que o lixo já sai errado de lá de dentro. Eles [os representantes do hospital] serão responsabilizados por isso”, afirma o coordenador de fiscalização de Limpeza Urbana, Carlos Tavares.

Tavares explicou ainda as implicações do lixo ser transportado e levado misturado para o aterro. "O correto é apenas o lixo comum ser levado para o aterro, enquanto o hospitalar ser transportado em bombonas e incinerado. [Se for descartado junto] pode comprometer a célula do aterro, além de expor os trabalhadores do aterro ao lixo hospitalar".

Nota de Esclarecimento

O Hospital do Coração de Alagoas cumpre todas as normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió, por acreditar que são importantes resoluções para a proteção do meio ambiente. Seus colaboradores são orientados e treinados permanentemente para realizar o correto descarte dos resíduos. Estas medidas em relação ao lixo hospitalar e às demais normas de segurança são vistoriadas pela ANVISA, que ao emitir o alvará sanitário de funcionamento atesta anualmente a adoção das práticas preconizadas pela legislação em vigor.
Em resposta à vistoria da SEMPMA, o Hospital informa que já tomou todas as providências solicitadas pelos órgãos ambientais e intensificará junto aos colaboradores a importância da correta separação do lixo para evitar problemas futuros, enfatizando que em mais de 8 anos de funcionamento nunca foram detectados problemas dessa natureza.
Lixo foi descartado irregularmente por Hospital do Coração (Foto: Divulgação/ Slum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário