Banner PagSeguro

quarta-feira, 4 de maio de 2016

PF apreende 49 quilos de maconha em carro de universitário

Os 28 tabletes da droga estavam em veículo abandonado, em Moreno.
Polícia convocará estudante de engenharia para prestar esclarecimentos.



Polícia Federal apreeende maconha em carro abandonado em Moreno (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal em Pernambuco apreendeu, na terça-feira (3), 49 quilos de maconha. A droga, acondicionada em 28 tabletes, foi localizada na mala de um carro abandonado na Rodovia BR-232, em Moreno, no Grande Recife. De acordo com a PF, o veículo pertence a um estudante de engenharia e tem registro de roubo.
Os agentes federais receberam a informação sobre o transporte de uma carga de drogas entre o Sertão pernambucano e a capital. Por isso, a PF montou uma campanha na região e localizou o carro. Um guincho foi acionado para levar o automóvel até a sede da corporação, no Centro do Recife.
De acordo com a polícia, a droga é oriunda do sertão pernambucano e seria distribuída na Região Metropolitana do Recife.Além da maconha, os federais encontraram documentos. Diante das informações, a PF vai convocar o dono do carro, que terá o nome preservado para explicar as circunstâncias do roubo. Também foram feitas perícias no automóvel com o objetivo de coletar impressões digitais.
Outros casos
Na semana passada, a PF prendeu uma estudante de medicina que tentava embarcar no Aeroporto Internacional do Recife com 2,7 quilos de cocaína em gel. A jovem, natural de Mato Grosso, estudava na Bolívia e levaria o entorpecente para a Europa. A droga estava armazenada em preservativos masculinos e tinha forte cheiro de perfume para tentar despistar a polícia.
Cocaína em gel estava em preservativos masculinos (Foto: Divulgação/PF)

No interrogatório, a jovem contou que vivia em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Estava no quinto semestre do curso. Depois de encerrar o relacionamento com o boliviano, informou ter recebido ameaças.

O ex-companheiro disse que só deixaria de ameaçar seus parentes, no Brasil, se ela fosse para a Europa transportar drogas. Diante disso, viajou de Corumbá (MT) para o Recife. Da capital pernambucana, seguiria para Lisboa, em Portugal, para entregar a cocaína boliviana.

Haxixe
No mesmo dia da prisão da jovem, a PF deteve no aeroporto um disk-jockey  (DJ) de São Paulo com 13 quilos de haxixe e uma pequena quantidade de skank. O suspeito tem 32 anos e já tinha sido autuado por posse de drogas em 2012. Ao passar pelo equipamento de raio-X, ele foi orientado a abrir a bagagem. Os agentes federais identificaram um fundo falso na mala. Nesse compartimento, estavam 90 tabletes de haxixe, acondicionados em papel carbono.

Esse tipo de droga é uma resina extraída de maconha. Tem uma alta concentração de THC, princípio ativo responsável por produzir o efeito alucinógeno. O skank é um tipo de maconha cultivada em laboratório e possui efeito concentrado. Além das drogas, foram apreendidos passagens aéreas, uma balança de precisão, um triturador de skank e um celular.

PF faz flagrante de droga no aeroporto do Recife (Foto: Divulgação/PF)
Balanço
A apreensão da maconha, em Moreno, é a oitava operação envolvendo drogas realizada este ano pela Polícia federal, no Recife. Até agora, 12 pessoas foram presas. Os agentes já tiraram de circulação 2 quilos de pasta-base e 1.273 quilos de maconha e 1,1 quilo de crack, além de insumos químicos para a produção de drogas.

Em 2015, a PF conseguiu prender 34 pessoas por tráfico de drogas. Tirou de circulação, no período, 862 quilos de maconha,156  quilos de pasta-base de cocaína, 28 quilos de crack e 614 quilos de cocaína pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário